IPTU 2025

Prefeitura lança campanha inédita de conscientização sobre autismo e censo para mapear PCDs

Por MT em Foco em 03/04/2025 às 16:59:30

Ontem, 2 de abril, data em que se celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) "Salvelina Ferreira da Silva", foi palco de um importante marco para a inclusão em Várzea Grande. A prefeita Flávia Moretti (PL) e a assessora de Políticas Públicas de Inclusão, Priscilla Lima, lançaram oficialmente a campanha de conscientização sobre o autismo e um inédito censo para mapear todas as pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes no Município. A iniciativa contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na área da inclusão social.

"Várzea Grande vive um novo momento de inclusão", afirmou durante seu discurso, a prefeita Flávia Moretti ressaltando a importância de conhecer a real demanda da população PCD e neurodivergente para a implementação de políticas públicas efetivas.

"Estamos falando de inclusão, então vou me apresentar para todos", disse a prefeita ao iniciar sua fala, promovendo acessibilidade e respeito a todos os presentes se descrevendo fisicamente. E continuou: "Várzea Grande vive um novo momento, e sei que a política de inclusão sempre ficou à margem. Mas por quê? Como mudar essa realidade? Muitas famílias não sabem onde procurar apoio, e o próprio poder público também desconhece a demanda exata. Por isso, estamos dando o primeiro passo com esse censo: conhecer para incluir".

A prefeita também destacou que a gestão municipal irá espalhar cartazes com QR Code em locais estratégicos, como escolas, unidades de saúde, supermercados e comércios, permitindo que as pessoas possam se cadastrar de forma simples e rápida. "Precisamos conhecer quem são e onde estão essas pessoas para construir uma Várzea Grande verdadeiramente inclusiva", afirmou.

A assessora municipal de Políticas Públicas de Inclusão, Priscilla Lima, reforçou a importância da iniciativa e o impacto positivo para as famílias. "Hoje, dia 2 de abril, é uma data muito especial para nós que lutamos pelos direitos dos nossos filhos e familiares. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e muitas vezes enfrentamos desafios enormes para garantir que essas pessoas sejam vistas e ouvidas. Não dá mais para fechar os olhos. Esse censo é um marco e nos ajudará a transformar a realidade da inclusão em Várzea Grande".

Diney Ribeiro Campos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande, que há 45 anos atua na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, celebrou a iniciativa. "Sempre cobramos essa ação e hoje vemos o comprometimento real da prefeitura. Conhecer a população PCD de Várzea Grande é fundamental para que possamos implementar políticas eficazes e garantir direitos".

A vereadora Lucélia Oliveira destacou a importância do apoio às famílias. "O autismo é uma condição neurológica que afeta o comportamento e o desenvolvimento. É essencial que os pais tenham suporte, informação e estrutura para oferecer a melhor qualidade de vida aos seus filhos". Ela ainda anunciou uma audiência pública sobre o tema no dia 16 de abril, às 18h30, na Câmara de Vereadores.

COMO PARTICIPAR DO CENSO? O cadastramento pode ser feito de forma digital. Os cartazes com QR Code estarão disponíveis em diversas localidades, como: escolas municipais, CRAS e CREAS, unidades de saúde, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) os cartazes também estarão em supermercados e comércios locais.

A população também poderá se cadastrar diretamente pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico aqui, garantindo que todos tenham acesso ao levantamento.

JUNTOS POR UM MUNDO MAIS AZUL - Com o lema "Inclusão e respeito: todos juntos por um mundo mais azul!", a campanha reflete o compromisso da prefeitura em garantir direitos, acessibilidade e dignidade para todas as pessoas autistas e suas famílias. Seja na educação, saúde ou no dia a dia, a iniciativa busca transformar Várzea Grande em uma referência em políticas públicas de inclusão.

"A expectativa agora é que toda a população participe ativamente do censo e que, a partir dos dados coletados, seja possível construir uma cidade mais acessível, acolhedora e inclusiva para todos", pontuou a prefeita Flavia Moretti.

O evento também contou com a participação de diversas autoridades comprometidas com a inclusão, como: Cláudia Cristina Ferraz, secretária adjunta de Ação Governamental da Casa Civil de Mato Grosso; Otair Rondon, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/MT); Juliana Forte, presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo (IPRA); Larissa Farias Silva, presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-VG; e, Jeovana Amorim, coordenadora da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Várzea Grande.

Comunicar erro

Comentários

MOVIMENTO MT POR ELAS