Futuro secretário visita instalações da secretaria de Educação e conhece estrutura, equipes e ações desenvolvidas pela past

Por MT em Foco em 06/12/2024 às 19:43:31

O secretĂĄrio Silvio Fidelis recebeu o Pe. Édson Sestari e o professor Jalme de Figueiredo JĂșnior, indicados pela prefeita eleita, FlĂĄvia Moretti para a gestão da secretaria de Educação, juntamente com o membro da equipe de transição, Juscelino Dias de Moura, para uma série de visitas as diversas instalações da pasta. O objetivo foi apresentar à futura equipe de gestão as diversas estruturas utilizadas pela secretaria, as equipes de trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas.

As visitas tiveram inĂ­cio, na quinta-feira, 5, no Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão – CMAEAPI João Ribeiro Filho. A coordenadora, Benedita Loadir Pereira mostrou as dependĂȘncias da entidade, falou sobre seu sistema de atendimento e a atuação do Centro Municipal no apoio aos alunos da rede municipal.

O Centro Municipal João Ribeiro atualmente como referĂȘncia é referĂȘncia em Mato Grosso com atividades para crianças que apresentam autismo, sĂ­ndrome de Down, deficiĂȘncia fĂ­sica, visual, auditiva, deficiĂȘncia intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem.

Na sexta-feira, 6, as visitas começaram no perĂ­odo matutino, pela SuperintendĂȘncia Pedagógica, localizada em frente ao Terminal RodoviĂĄrio André Maggi, onde foram recebidas pela superintendente Luz Maria Coelho e sua equipe. Os convidados puderam conhecer as dependĂȘncias e a equipe de assessores que dão suporte pedagógico para as escolas da rede municipal.

Em seguida, a comitiva se deslocou até o centro de distribuição onde funciona a SuperintendĂȘncia Operacional do Sistema Escolar, no bairro Aeroporto. No local os visitantes conheceram as rotinas de distribuição dos alimentos que fazem parte da Merenda Escolar, que é referĂȘncia em alimentação escolar em Mato Grosso.

Depois, os visitantes foram recebidos no NĂșcleo Educacional Tecnológico de VĂĄrzea Grande – NET/VG pela coordenadora Sara Vitalino. Os convidados assistiram uma demonstração de experiĂȘncias de robótica, conferiram os ambientes conectados e conheceram um pouco do universo MAKER, que estĂĄ sendo implementado em vĂĄrias unidades da rede pĂșblica municipal.

No ginĂĄsio poliesportivo do Fiotão, a comitiva conheceu um pouco da estrutura do local que foi totalmente revitalizada e atualmente tem capacidade de receber importantes eventos esportivos em nĂ­vel estadual.

No perĂ­odo vespertino, as visitas tiveram inĂ­cio no entro Cultural da Orla Alameda Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Alameda. Inaugurado em dezembro de 2023, o Centro Cultural é um marco para a classe artĂ­stica e para o setor do turismo no municĂ­pio de VĂĄrzea Grande. De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o Centro Cultural se tornou um espaço multiuso para os artistas de VĂĄrzea Grande, de CuiabĂĄ e de Mato Grosso.

Após passar pelas dependĂȘncias da Casa de Artes, no centro da cidade, a comitiva se deslocou até o distrito do Limpo Grande para conhecer as instalações do Centro Cultural local, onde a Associação das Redeiras do Limpo Grande desenvolve seus trabalhos. Os visitantes foram recebidos pela presidente da TeceArte, Jilaine Maria da Silva, que fez um breve relato sobre a trajetória e a tradição do artesanato vĂĄrzea-grandense. "Nossa tradição é antiga, atravessa gerações e com o incentivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer conseguimos viabilizar e colocar o trabalho das redeiras do Limpo Grande em evidĂȘncia nacional", comentou.



Comunicar erro

ComentĂĄrios