O secretĂĄrio Silvio Fidelis recebeu o Pe. Édson Sestari e o professor Jalme de Figueiredo JĂșnior, indicados pela prefeita eleita, FlĂĄvia Moretti para a gestão da secretaria de Educação, juntamente com o membro da equipe de transição, Juscelino Dias de Moura, para uma série de visitas as diversas instalações da pasta. O objetivo foi apresentar à futura equipe de gestão as diversas estruturas utilizadas pela secretaria, as equipes de trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas.
As visitas tiveram inĂcio, na quinta-feira, 5, no Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão – CMAEAPI João Ribeiro Filho. A coordenadora, Benedita Loadir Pereira mostrou as dependĂȘncias da entidade, falou sobre seu sistema de atendimento e a atuação do Centro Municipal no apoio aos alunos da rede municipal.
O Centro Municipal João Ribeiro atualmente como referĂȘncia é referĂȘncia em Mato Grosso com atividades para crianças que apresentam autismo, sĂndrome de Down, deficiĂȘncia fĂsica, visual, auditiva, deficiĂȘncia intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem.
Na sexta-feira, 6, as visitas começaram no perĂodo matutino, pela SuperintendĂȘncia Pedagógica, localizada em frente ao Terminal RodoviĂĄrio André Maggi, onde foram recebidas pela superintendente Luz Maria Coelho e sua equipe. Os convidados puderam conhecer as dependĂȘncias e a equipe de assessores que dão suporte pedagógico para as escolas da rede municipal.
Em seguida, a comitiva se deslocou até o centro de distribuição onde funciona a SuperintendĂȘncia Operacional do Sistema Escolar, no bairro Aeroporto. No local os visitantes conheceram as rotinas de distribuição dos alimentos que fazem parte da Merenda Escolar, que é referĂȘncia em alimentação escolar em Mato Grosso.
Depois, os visitantes foram recebidos no NĂșcleo Educacional Tecnológico de VĂĄrzea Grande – NET/VG pela coordenadora Sara Vitalino. Os convidados assistiram uma demonstração de experiĂȘncias de robótica, conferiram os ambientes conectados e conheceram um pouco do universo MAKER, que estĂĄ sendo implementado em vĂĄrias unidades da rede pĂșblica municipal.
No ginĂĄsio poliesportivo do Fiotão, a comitiva conheceu um pouco da estrutura do local que foi totalmente revitalizada e atualmente tem capacidade de receber importantes eventos esportivos em nĂvel estadual.
No perĂodo vespertino, as visitas tiveram inĂcio no entro Cultural da Orla Alameda Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Alameda. Inaugurado em dezembro de 2023, o Centro Cultural é um marco para a classe artĂstica e para o setor do turismo no municĂpio de VĂĄrzea Grande. De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o Centro Cultural se tornou um espaço multiuso para os artistas de VĂĄrzea Grande, de CuiabĂĄ e de Mato Grosso.
Após passar pelas dependĂȘncias da Casa de Artes, no centro da cidade, a comitiva se deslocou até o distrito do Limpo Grande para conhecer as instalações do Centro Cultural local, onde a Associação das Redeiras do Limpo Grande desenvolve seus trabalhos. Os visitantes foram recebidos pela presidente da TeceArte, Jilaine Maria da Silva, que fez um breve relato sobre a trajetória e a tradição do artesanato vĂĄrzea-grandense. "Nossa tradição é antiga, atravessa gerações e com o incentivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer conseguimos viabilizar e colocar o trabalho das redeiras do Limpo Grande em evidĂȘncia nacional", comentou.