O ginásio poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, será o palco da 28ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que ocorre de quinta-feira (31.10) a domingo (03.11). O público poderá acompanhar gratuitamente a competição, que conta com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A presidente da Federação Mato-grossense de Ginástica, Flávia Zelinda, ressalta o apoio do Governo de Mato Grosso para a prática da modalidade no Estado.
"Seja pela inserção da ginástica nos jogos escolares, pelo suporte dado aos torneios realizados aqui, a Secel tem sido fundamental para o crescimento da ginástica em nosso Estado. Agora, a realização do torneio nacional em Cuiabá vem coroar esse trabalho na melhor hora possível, logo depois de todo destaque nos Jogos Olímpicos, com finalista e apresentações belíssimas de ginastas brasileiras", destaca a presidente da Federação.
Participam do torneio nacional ginastas de 23 estados do país, dentre os quais São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraíba. De Mato Grosso, estão classificadas esportistas de Sinop, que competem nas categorias Trio Infantil e Conjunto Juvenil.
O evento contará com 585 atletas de ginástica rítmica, distribuídas nas categorias Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulta (acima de 16 anos). As ginastas representam 78 diferentes clubes do Brasil.
"É uma alegria muito grande receber tantas ginastas de todo o Brasil aqui em Cuiabá, mas também uma grande responsabilidade. Podem ter a certeza de que nós nos envolvemos com muito esforço para entregar um evento grandioso, no nível que se espera de uma GR tão forte como a do nosso País", destaca Flávia Zelinda.
A 28ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica é uma realização da Federação Mato-Grossense de Ginástica em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica, e conta com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, e das Loterias Caixa.
Programação
Ginástica rítmica
Na ginástica rítmica, as atletas apresentam séries que unem movimentos corporais de alta performance a componentes do balé clássico. Também são incorporados aparelhos específicos para a execução dos movimentos: corda, arco, fitas, bola e maças.