A deputada professora Marildes Ferreira (PSB) apresentou Projeto de Lei para estabelecer que os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso fixem informações em seu interior sobre os direitos dos idosos hospitalizados.
"Nós não podemos esquecer dos nossos idosos, que um dia foram crianças. Hoje são idosos, e que estão excluídos do meio da sociedade e estão abandonados pelas suas famílias", alerta a deputada Marildes Ferreira.
De acordo com o projeto proposto, as informações devem estar em local visível e de fácil acesso aos usuários e seus acompanhantes. Os direitos dos idosos a serem divulgados devem ser aqueles previstos em normas federais, estaduais e municipais. A divulgação deve ter ainda endereço e contatos de instituições de proteção do idoso e sua respectiva circunscrição ou abrangência territorial.
"Nós sabemos que hoje a situação da pessoa idosa no Brasil e em Mato Grosso é uma questão muito séria. São casos de agressão, da família que toma conta da aposentadoria do idoso e idosa. O idoso que passa fome, necessidade", lamentou ao apresentar o projeto nesta semana.
"Os direitos da pessoa idosa não são respeitados dentro da saúde, nos bancos e nas filas prioritárias", citou Marildes Ferreira como exemplo.
A deputada exerce o mandato devido à licença médica do titular, deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB). Ela foi secretária de Saúde de Rondonópolis entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Percival Muniz.
A deputada Marildes foi presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Rondonópolis de janeiro de 2021 a janeiro 2025. Além de vereadora entre 2021 e 2024. É professora e historiadora.
Abandono do idoso
A deputada Marildes Ferreira atuou como presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Rondonópolis, até janeiro de 2025. Ela disse que teve "a oportunidade de conviver por 4 anos com todas essas dificuldades" mencionadas.
"Uma delas é o abandono dos idosos dentro dos hospitais públicos e privados. Então é preciso que os hospitais informem, com a fixação de informação, sobre os direitos dos idosos. Informar que ali tem um idoso hospitalizado", sugeriu.
Ela relembra sobre o processo natural da necessidade de proteção do cidadão ao longo da sua vivência. "Nós precisamos cuidar dos nossos idosos. Nós falamos e pedimos políticas e proteção para nossas crianças, como do autismo, que é inclusão", lembra a deputada Marildes Ferreira.