A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretária Municipal de Saúde dará início a partir desta segunda-feira (7), à Campanha de Imunização contra a Influenza 2025. A vacina estará disponível para os grupos prioritários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
A partir deste ano, a vacinação contra a gripe passa a ser rotina para três grupos, integrando o Calendário Nacional de Vacinação: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos acima de 60 anos. Além disso, será possível atualizar outras vacinas em atraso junto com a vacinação contra a gripe.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários. O imunizante trivalente protege contra as cepas Influenza B, H1N1 e H3N2, prevenindo entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Grupos prioritários: Crianças de seis meses a menores de seis anos, Gestantes e idosos acima de 60 anos, Trabalhadores da saúde, Puérperas, Professores dos ensinos básico e superior, Povos indígenas, Pessoas em situação de rua, Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo e portuário, Trabalhadores dos correios, Funcionários do sistema prisional, População privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos).
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e documentação que comprove a inclusão em algum grupo prioritário, caso aplicável.
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. A vacinação é fundamental para prevenir complicações e reduzir a circulação do vírus na população.