IPTU 2025

Histórias de superação e empreendedorismo brilham na "Feira VG com Elas"

Por MT em Foco em 31/03/2025 às 16:18:42

Várzea Grande foi palco de uma celebração inspiradora de força, empreendedorismo e superação, no último sábado (29). O projeto "VG com Elas – Várzea Grande para Grande Mulheres", que ao longo do mês promoveu debates e ações voltadas às mulheres, encerrou sua primeira edição com a "Feira VG com Elas", dedicada ao empreendedorismo feminino. As histórias compartilhadas por diversas mulheres emocionam e reforçam a importância do apoio do poder público para que essas empreendedoras possam crescer e prosperar.

Nair Machado, que junto ao marido vende pastéis e suco de laranja para complementar a renda, celebrou a oportunidade: "Os preços estão cada dia mais altos, então eventos como esse são fundamentais para nós, mulheres empreendedoras. Hoje, vendi 150 pastéis, sem esse dinheiro extra seria muito difícil passar o mês". Da mesma forma, Maria Lúcia, moradora de Várzea Grande e vendedora de comidas típicas, comemorou o sucesso: "A feira ajudou a aumentar as vendas, o orçamento e fazer uma propaganda do nosso trabalho. Além disso, é um ambiente seguro e acolhedor".

Valdinéia Alves dos Santos, que há 15 anos trabalha com a produção de pães de mel, relatou como o empreendimento transformou sua vida. "Sou mãe solteira e vendendo pão de mel consegui criar meus filhos, pagar minha faculdade e minha pós-graduação. Hoje sou professora e faço mestrado, mas continuo vendendo meus doces porque eles ainda são parte essencial da minha trajetória".

Histórias como a de Mel Volcker também tocaram os corações presentes. Há 10 anos, ela trocou o emprego formal pela confecção de bonecas de pano. "Cada boneca que faço é um pedaço de mim. Do tecido cru ao acabamento final, elas são minhas 'filhas de pano'. Já ensinei essa arte em oficinas sociais e continuo levando essa tradição adiante".

Dourifran Chagas Costa compartilhou como seguiu os passos do pai na produção de vasos de cimento e, hoje, também reaproveita raízes e troncos para criar peças rústicas e decorar jardins da cidade. "Este evento me deu a oportunidade de expor meu trabalho pela primeira vez. Espero que venham mais oportunidades como essa".

As cunhadas Thaíssa Stropa e Danitieli Cordeiro que em meio à pandemia, grávidas e desempregadas, resolveram empreender e criaram uma loja de roupas infantis on-line. "Roupas infantis eram os produtos que tínhamos dificuldade para encontrar e resolvemos abrir esse negócio. Eu tenho uma filha deficiente e precisava de tempo para cuidar dela e esse negócio me proporcionou isso. Porém, enfrentamos muitas dificuldades até hoje. Eventos e movimentos como este são importantes pois podemos compartilhar medos, inseguranças, problemas, soluções, aprender e ajudar umas às outras", relatou Danitieli Cordeiro.

Maria Medeiros, que confecciona chinelos decorados com base de capacho, afirmou que o artesanato a ajudou a superar a depressão após a perda da filha. "Faz 10 anos que comecei. Isso me sustentou emocionalmente e me ajudou a ficar de pé novamente. Além disso, os chinelos que faço proporcionam conforto e saúde para muitas pessoas".

Sônia Mazetto, parceira do movimento e integrante da BPW Brasil Várzea Grande e do Conselho dos Direitos das Mulheres, destacou a grandiosidade do evento e a mobilização inédita que proporcionou. "A importância desse movimento foi mostrar a força que a mulher tem e que precisamos discutir todos os assuntos. Pela primeira vez, Várzea Grande foi um verdadeiro palco para as mulheres, nos bairros, nas escolas, tratando de temas essenciais para a nossa sociedade. Esse movimento merece o nome que tem: 'VG com Elas'".

Comunicar erro

Comentários

MOVIMENTO MT POR ELAS