Nesta ultima sexta-feira (21), a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento–MT, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), promove uma escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no municÃpio. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel, desde às 8h, e é aberto à participação da comunidade.
A iniciativa faz parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e pretende apresentar um diagnóstico da educação no municÃpio, além de ouvir a população sobre desafios e melhorias necessárias no ensino. Durante a escuta, professores, estudantes, pais, funcionários das escolas e representantes dos poderes públicos poderão expor suas opiniões e sugestões para fortalecer a educação municipal.
A secretária de Educação, Gonçalina Eva de Almeida, reforçou a importância da participação popular. "Queremos ouvir a comunidade sobre alimentação escolar, transporte, estrutura fÃsica das escolas, inclusão e outros aspectos fundamentais para garantir um ensino de qualidade", destacou a secretária.
O programa acontece em diversas etapas, começando com um diagnóstico da rede escolar. A partir dos dados coletados, o MPF propõe medidas corretivas aos gestores e acompanha a implementação das soluções. Ao final do processo, uma nova escuta pública é realizada para apresentar os resultados à sociedade.
Além das condições gerais das escolas, também serão avaliados o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB). As informações coletadas ajudarão o MPF a adotar providências para garantir melhorias na educação do municÃpio.